Ads Top

ALDRAVIA, UM NOVO JEITO DE FAZER POESIA E ANIMAR CAMISETAS

FOTO/ REPRODUÇÃO GOOGLE
Aldravia é um poema composto em seis linhas por, também, seis palavras formando uma só coluna, ou seja, seis palavras num só verso:
Amor
Neste
Jardim
Paixão
Sem
Fim. “

Por causa deste formato interessante, pessoas estão criando aldravias e mandando estampa-las em camisetas lisas. Na cidade onde moro, Curitiba, é comum encontrar poetas nas ruas usando camisetas estampadas com aldravias da própria autoria.

Aldravia tem raiz na palavra aldrava que significa argola de metal que fica na porta para substituir o sino ou a campainha. Em linguagem figurada a aldravia tem o poder de abrir as portas da percepção. Na Literatura ela é um tipo de poema minimalista que tem como o objetivo dizer muito com pouco. Ela nasceu junto com o movimento da moda do vestuário, deste novo século, conhecido como: “Menos é Mais”. Afinal a Literatura sempre esteve ligada com a moda das roupas e as camisetas com aldravias provam isto.

Os principais criadores da Aldravia são: Andrea Donadon Leal, Gabriel Bicalho e J. S. Ferreira. No Facebook existem grupos e páginas onde os aldravistas podem expor suas obras como: Um Sentimento Chamado Amor(USCA) e Aldravia. Inclusive o grupo USCA promove saraus virtuais com Aldravia.

Existe o jornal chamado Aldrava Cultural para quem se interessar mais sobre o assunto. Você pode criar sua Aldravia, agora mesmo, tanto no computador quanto na folha de papel, basta escrever seis palavras em formato de coluna que tenham ligações inspiradoras entre si.


Um comentário:

Tecnologia do Blogger.