CORSELETE POR CIMA DA ROUPA: A MODA QUE ESTÁ DE VOLTA

FOTO/ REPRODUÇÃO CINDY LAUPER POR STEPHEN LOVEKIN E MADONNA POR GUSTAVO FERNANDO DURÁN
O primeiro modelo de espartilho surgiu na Grécia Antiga. As mulheres usavam por baixo da roupa com o objetivo de diminuir a cintura. Porém, o espartilho elaborado que vemos em filmes de época surgiu no século XVI, na Inglaterra, com o objetivo de dar suporte aos seios e manter a cintura.

Mas por volta do século XIX, com o moralismo da era vitoriana, surgiram os espartilhos mais rígidos que apertavam a cintura da mulher. Porém eles saíram da moda em 1910.

Na década de 1930 surgiu o corselete, um tipo de espartilho usado por cima da roupa comum, e que não tinha o objetivo de apertar a cintura. O corselete foi utilizado muito pelas modelos estilo pin-up e se tornou fetiche.

Nos anos 50, tanto o corselete quanto o espartilho saíram de cartaz porque se tornaram símbolos de opressão. Afinal, depois da Segunda Guerra Mundial muitas moças passaram a trabalhar fora.
FOTO/ REPRODUÇÃO PINTEREST
Porém na década de 80 o corselete e o espartilho, por cima das roupas, voltaram através dos clipes das cantoras divas como: Madona e Cindy Lauper. Pois, nos anos 80, eles não simbolizavam mais o machismo e, sim, a liberdade sexual da mulher. Porém o corselete e os espartilhos foram esquecidos nas décadas seguintes.

Mas, agora em 2018, você notou que muitas mulheres têm usado o corselete por cima das roupas nas ruas?
Percebeu que em programas de TV, como The Voice Brasil, as candidatas têm utilizado cintos que imitam espartilhos em suas apresentações?

Pois é, o corselete voltou à moda neste ano de 2018. Muitas moças estão usando o acessório por cima da calça jeans e camiseta, fato que deixa um clima de sensualidade e inocência ao mesmo tempo. Inclusive celebridades como Rihanna e Lady Gaga já se renderam a esta moda.

Outra tendência é usar espartilho, e não corselete, na hora de malhar. Porém, neste caso, é necessária a supervisão de um profissional de Educação Física para não causar danos ao corpo.
FOTO/ REPRODUÇÃO DÉCIO ROMANO MODELO LUCIANA DO ROCIO MALLON

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.