Ads Top

JEANS COM RENDA, A MODA QUE UNE PRATICIDADE E DELICADEZA

FOTO/ REPRODUÇÃO TUMBLR
Meu nome é Luciana do Rocio Mallon, fui vendedora de roupas, me interesso por História da Moda e trouxe a Vesteterapia, estudo esotérico das roupas, para o Brasil. Em 1979, quando eu era criança, gostava de pedir retalhos e trapos, para as mulheres mais velhas, com o objetivo de costurar roupas, à mão, para as minhas bonecas. Então ganhei um pedaço de jeans de uma pessoa e um pequeno corte de renda de outra. Assim ao tentar costurar os dois tecidos para fazer uma peça só, um adulto viu e gritou: "Jeans não combina com renda! Largue mão disto!".

Mesmo assim, insisti, porque notei que esta mistura valia à pena. Pois percebi que existiam criaturas que eram rústicas e ao mesmo tempo delicadas. Então notei que a mistura de jeans com renda representava, de alguma maneira, a personalidade destas pessoas.

Em 1985, já com 11 anos de idade, eu estava assistindo a uma novela chamada Roque Santeiro quando, de repente, vi a personagem Ninon, uma dançarina representada pela atriz Claudia Raia, usando uma peça feita de jeans e, ao mesmo tempo, de renda. Naquele mesmo instante, achei incrível aquela combinação porque representava a alma da personagem que ao mesmo tempo era rústica e sensual.

Na mesma época, surgiram vídeos onde as grandes musas dos anos 80, Madonna e Cindy Lauper, apareceram usando peças feitas com jeans e renda ao mesmo tempo. Ainda em 1985, fui à biblioteca e numa revista sobre cultura hippie, descobri que ainda no final dos anos 60, ciganas, nos Estados Unidos, compravam retalhos de diversos tecidos para roupas próprias e para vender em feiras. Existiam períodos em que elas só conseguiam comprar pedaços de jeans e renda. Assim estas ciganas passaram a montar peças com estes dois tecidos e começaram a vender no mercado alternativo. Naquele tempo, este tipo de costura passou a se chamar customização e seguidores, da filosofia hippie, passaram a usar de vez em quando peças assim. Porém a moda, da mistura do jeans com renda, só foi se popularizar em 1985.
FOTO/ REPRODUÇÃO TUMBLR
Reza a lenda que o jeans foi criado, no século dezenove, por Levi Strauss para os uniformes de mineradores. Por isto este tecido tem ligação com praticidade e rusticidade. Já, a renda à mão, existe desde a Grécia Antiga representando sensibilidade e delicadeza.

Agora, em 2018, as modas são roupas que mesclam jeans com renda. Estas peças formam a febre do momento. Por isto esta combinação é fácil ser encontrada em várias lojas. Mas também pode ser customizada, em casa, com habilidade e criatividade. Afinal praticidade e delicadeza podem fazer parte do mesmo espírito.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.