ads top

SETEMBRO AMARELO, O MÊS DE COMBATE AO SUICÍDIO

FOTO/ REPRODUÇÃO PSICO ONLINE
No Brasil a Campanha Setembro Amarelo é uma inciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Regional de Medicina e da Associação Brasileira de PsiquiatriaSetembro é considerado o mês de combate ao suicídio, na América Latina, porque nele ocorre o início da Primavera, a estação das flores e da esperança. Poetas e músicos já escreveram frases como: Quando chegar setembro e a primavera entrar, tudo vai melhorar”, É primavera, tempo de amar e sorrir.” e O Sol de setembro traz vida.”

A cor amarela foi escolhida para esta campanha porque é a cor da vitalidade, da energia e do Sol. Pesquisas científicas comprovaram que pessoas que moram em lugares bruscos, com pouco Sol, tendem mais ao suicídio.

O suicídio vem, geralmente, de um estado depressivo que pode ser causado por gatilhos como:
- Doenças.
- Desemprego.
- Falta de dinheiro.
- Traumas.
- Baixa autoestima.
- Problemas familiares.
- Solidão.
- Uso de drogas.
- Bullying e Assédio Moral.

No fundo, o suicida não quer terminar com a própria vida e sim acabar com os problemas. Normalmente, o suicida costuma dar os seguintes sinais:
- Abandona a vida social.
- Prefere o isolamento.
- Perde o apetite.
- Tem crises de choro e irritação.
- O organismo altera o sono.
- Costuma escrever ou dizer frases como:
“+ Não quero mais viver.”
“+ Não sei o porquê existo.”

Quando observar alguém com as características acima, inicie um diálogo e convença a pessoa a procurar um profissional de saúde mental ou entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida que atende pelo número 188. Tente animar este seu amigo mostrando exemplos de pessoas que estavam numa situação ruim, mas que melhoraram através de iniciativas criativas.

Na Campanha Setembro Amarelo há palestras sobre o assunto em lugares como: escolas, igrejas, bibliotecas e hospitais com o objetivo de evitar o suicídio. Também é necessário destacar que incentivar o suicídio é crime. Infelizmente, existem vários casos onde jovens foram incentivados a tirar a própria vida através da Internet. Os casos mais famosos foram o do músico Yonlu e de Meg.

Yonlu, um músico talentoso, se suicidou em frente das câmeras sendo incentivado a tirar a própria vida por alguns supostos fãs. Meg era uma adolescente tímida e obesa. Então uma vizinha fez um perfil falso de menino e começou a paquerar a adolescente. No final a vizinha incentivou a jovem ao suicídio com a frase: O mundo seria melhor se você não existisse. Se mate!”.

Infelizmente, o suicídio ainda é tratado como um tabu. Pois a mídia é proibida de citar suicídios de pessoas anônimas. Porém faz sensacionalismo com suicídios de celebridades.

Assim se você tem algum amigo que sofra de Depressão ou ficou triste, de repente, sente e converse com ele.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.