Ads Top

COMO FUNCIONA A INFLUÊNCIA DIGITAL

Neste período de eleição - ou prevenção da democracia -, ela está sendo incrivelmente saturada, apesar de estar em mãos erradas. Mas iremos voltar lá no começo de tudo isso, quando as mídias independentes começaram a ganhar força e influenciar no comportamento das pessoas fora da internet. Como citei numa antiga postagem minha. Tudo se iniciou quando as pessoas que possuem grande alcance dentro da internet começaram a ser valorizadas pelas empresas, que viram no âmbito virtual uma grande oportunidade de visibilidade e publicidade barata com grande retorno em vendas, clientes e popularidade. Eu, que estou na internet há quase uma década, acompanhei de perto toda a evolução dos blogs - do colorido blog pessoal, ao minimalista profissional. Dos feitos por amor, à criação de estratégias para alcançar resultados para as empresas. Agora é um caso totalmente diferente.

O virtual tem sim um grande poder de alienar e influenciar - de maneira positiva ou não - pessoas que mal têm conhecimento sobre o que está realmente acontecendo. E isso está servindo como grande porta de entrada da ameaça a nossa democracia, trazendo novamente uma onda de retrocessos tão grande que poderá causar a morte de muitas minorias que hoje podem viver livremente a sua liberdade de ser e estar. Nunca foi esquecido a grande quantidade conservadora e racista que há em nosso país, mas ultimamente ele vem ameaçando com a cara a tapa e corre risco de governar o país.

É possível sim gerar um grande poder, atraindo olhares (ou likes!). 

Os bots funcionam quase da mesma maneira que um usuário real, porém o seu comportamento é totalmente automatizado. Pode agir de diversas maneiras dependendo da situação que for colocado, podendo responder mensagens e comentários com imagens e textos sem erros ortográficos quando detectam uma palavra-chave referente ao assunto. O aumento destes seres programados dentro das redes sociais pode causar um desastre gigantesco, principalmente quando usados por pessoas de má fé, compartilhando notícias falsas e caluniando uma outra imagem para benefício próprio. A alienação é um fator prejudicial a todos, principalmente quando encolhe a nação dentro de uma bolha de informações falsas - fazendo-a duvidar daquilo que é real e compartilhar tudo aquilo defendido por aquele que foi imposto como soberano da verdade, não é muito difícil se impor como tal, muitas empresas utilizam dessa jogada de marketing para conquistar clientes de uma outra concorrente. Como blogueiro, também faço o mesmo para poder defender as teses e dicas de marketing de conteúdo que compartilho em meu blog. Mas, novamente, estamos falando sobre a defensoria e compartilhamento daquilo que é falso. E você já deve ter percebido o quão poderosa é a influência do virtual dentro do físico!


E além de ser totalmente falso, está ameaçando a liberdade e a vida de muitos grupos que foram colocados às margens da sociedade, levando a sociedade inteira a barbárie e violência dos tempos sombrios, estamos vendo claramente veículos apoiando esse retrocesso gigantesco declarado e a nossa sociedade saindo do armário com a falta de empatia e atacando com as próprias mãos para defender o seu candidato fascista.

Ela incentiva as pessoas a tomarem tal comportamento

Anteriormente, tinha dito que 'as empresas investiam em pessoas de grande alcance para conquistar terreno'. Hoje, as empresas estão financiando um bombardeio de FakeNews para tomar o poder do país e se apossar dos cofres públicos, com o desejo descarado de escravizar a população a fim de produzir. Ou você acha que o seu patrão irá votar neste candidato para lutar por seus direitos trabalhistas? Óbvio que não. São divergências pessoais sendo defendidas e pregadas aos quatro ventos para se apossar daquilo que nunca teve controle: a população brasileira. Por exemplo, a sua tia não é fascista, ela está sendo incentivada a tomar o ódio por coisas falsas que a mesma não detém do conhecimento, e logo após a luta contra as notícias falsas, ela passou a desconfiar de tudo aquilo que é verdadeiro - e que, misteriosamente, chega para ela de uma forma que faz duvidar. É assim que funciona o marketing, ele mexe com sentimentos e reações. Seja ela positiva ou negativa. A psicologia humana é muito fácil de ser manipulada através de estratégias. 

A influência digital é uma arma muito perigosa. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.