APRESENTAÇÕES E BRINCADEIRAS PARA FAZER COM CRIANÇAS EM FESTAS NATALINAS

FOTO/ REPRODUÇÃO GOOGLE
Estamos no final de novembro e sempre, nesta época do ano, recebo mensagens de pais e professores perguntando assim, “Tia Lu, quero fazer uma apresentação inesquecível natalina com os meus alunos, gastando pouco, o que você sugere? Sabe de alguma brincadeira para crianças na noite de Natal?”.

Bem, responderei a estas perguntas abaixo:

Se você é professora e trabalha num jardim de infância ou numa escola de ensino fundamental e deseja fazer uma apresentação, no teatro da escola para os pais, sugiro que monte um pequeno presépio onde os alunos, mais calmos, serão personagens vivos como: Maria, José, três reis magos, pastores, vaquinha, burrinho e estrela-guia. Então o menino Jesus pode ser representando por um boneco em formato de bebê. As roupas de época são fáceis de fazer e podem ser confeccionadas com tecidos de lençóis velhos. Para os bichinhos basta fazer orelhas de cartolina ou papelão reciclável. A personagem estrela pode se enfeitar com uma tiara de estrela na testa.

Este presépio vivo pode ficar no meio porque ao seu redor estarão os outros estudantes vestidos de anjos cantando a música Noite Feliz, que é conhecida, fácil de ler e decorar.  As asas destes querubins podem ser feitas também de cartolina, papelão e algodão. Para economizar, estes estudantes podem se apresentar com o uniforme da escola. A única diferença é que eles estarão com asas confeccionadas nas aulas de Artes.

Mas se você achar que um coral de crianças vestido de anjos é uma apresentação muito batida, sugiro que ensaie uma coreografia natalina com a música Jingle Bell Rocks na versão de Bobby Helms. No filme chamado, Meninas Malvadas, há uma cena onde adolescentes dançam esta canção no teatro da escola. Se você perceber que a coreografia é muito adulta para a faixa etária para qual trabalha, peço para que assista a alguns vídeos meus dançando esta música com gestos mais infantis, AQUI e AQUI.


Agora, se você é mãe e deseja realizar brincadeiras com as crianças na Noite de Natal, sugiro os seguintes jogos:
- Ache o presente escondido: um adulto pega os presentes e esconde na casa ou no jardim. Assim os pequenos terão que encontra-los.
- Complete a canção de Natal: uma pessoa canta uma parte de uma música de Natal em Português e a criança que completar a canção, mais rápido, ganha doces.
- Quem Fez Boas Ações o Ano Inteiro: as mães das crianças anotam, num papel, todas as boas ações que os filhos fizeram. A criança que praticou mais atitudes edificantes recebe um prêmio especial.

Mãe e professoras, espero ter ajudado nas atividades natalinas e gostaria que colocassem suas opiniões nos comentários abaixo.

Um comentário:

  1. Gostei muito das suas ideias. Elas são bem dinâmicas.
    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.