Ads Top

CUIDADO PARA QUE A BLACK FRIDAY NÃO SE TRANSFORME EM JEGUE FRAUDE


IMAGEM/ REPRODUÇÃO OLHAR DIGITAL SITE

Amanhã é a vez da Black Friday, o dia tão esperado por quem tem mania de compras e por alguns comerciantes espertos. Porém o consumidor precisa ficar atento para não cair em ciladas. Pois a Black Friday não é uma tradição brasileira e este detalhe pode causar muitos transtornos.

Black Friday é uma gíria, inventada há mais de um século nos Estados Unidos, para denominar a liquidação no comércio anual que ocorre na sexta-feira depois do feriado de Ação de Graças que há naquele país. Diz a lenda que o empresário que baixar os preços, neste dia, terá prosperidade no ano seguinte. Porém, ainda conforme a lenda, o comerciante que não fizer isto, não lucrará no Natal e poderá falir no Ano Novo. A data da Black Friday, também é considerada o Dia do Perdão, por isto é a ideal para qualquer criatura fazer as pazes com quem está brigado. Pois, segundo alguns místicos, neste dia um portal se abre e os anjos da conciliação se reúnem em falanges para apaziguar as pessoas neste planeta. Assim os comerciantes colocam faixas e bexigas negras nesta data, não só como referência à palavra black, mas, também, pelo fato da cor preta simbolizar a humildade e o arrependimento.

No Brasil, a tradição da Black Friday começou, de maneira lenta e de forma acanhada, no final dos anos 90.

Anos atrás, trabalhei no comércio e os meus chefes costumavam aproveitar a decoração do Halloween na Black Friday, fato que representa uma maneira de fazer reciclagem. Na época, a pedido da gerência, até fiz um poema para cantar na porta:

Hoje é Black Friday
Encontrei a felicidade
Pois o preço perdeu a metade

A propósito verifiquei a Black Friday deste ano e reparei que muitos empresários tomaram ações parecidas.

O problema é que esta data, no Brasil, não é levada a sério porque já vi comerciantes realizando liquidações irrisórias. Porém as ofertas realizadas, todos os anos, em janeiro são melhores do que as liquidações da Black Friday. Por estas razões alguns economistas chegaram a chamar a Black Friday de Jegue Fraude.

Se você é consumidor e deseja ver as supostas promoções da Black Friday siga os conselhos a seguir:
- Sempre verifique os preços dos produtos um dia antes da promoção.
- Compre somente o que precisa.
- Nunca consuma por impulso.
- Cuidado com sites falsos, por isto nunca clique em promoções que recebe pelo whatsapp e não se esqueça que um site verdadeiro tem o símbolo de um cadeado embaixo.
- Desconfie de lojas que apelam no marketing usando promotoras bonitas seminuas distribuindo panfletos pelas ruas.
- Ao comprar um produto pergunte ao gerente se é possível trocar caso exista algum defeito.
- Se deseja comprar barato, de verdade, aguarde as promoções de começo de ano que sempre acontecem no começo do ano seguinte. Pois esta tradição, sim, é bem brasileira e está em nossa cultura. Por isto é confiável.

Aproveite a Black Friday com os cuidados acima para não ser enganado.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.