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A IMPORTÂNCIA DO BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE NA ÉPOCA NATALINA

FOTO/ REPRODUÇÃO REVISTA FÓRUM
Meu nome é Luciana do Rocio e tenho mais de dez anos de experiências, em vendas, no comércio de Curitiba. Por isto sei da importância de tratar bem o cliente em qualquer época do ano, principalmente, perto do Natal.

O problema é que um vídeo causou indignação entre os internautas. Neste mês de dezembro, uma menina afrodescendente, aparentemente de uns três anos da idade, apareceu dançando em frente a um Papai Noel eletrônico, de uma loja, que dançava e tocava violão. A avó da garota estava filmando a animação da neta quando, de repente, o vendedor do estabelecimento, com cara amarrada, chegou e desligou o brinquedo, com brutalidade, deixando a criança triste.

A atitude deste funcionário foi errada. Pois os enfeites de Natal, na parte externa do estabelecimento, e tudo que permanece na rua precisam servir como chamariz para os fregueses. Se ele permitisse que a criança dançasse com o Papai Noel eletrônico, além de deixar a pequena contente, isto atrairia mais clientes para sua loja. Pois curiosos parariam para ver a criança nesta poética atitude espontânea e entrariam, no estabelecimento, comandados pelo radar da curiosidade que todo o ser humano possui na alma. Mas infelizmente o balconista fez cara de antipático e desligou o brinquedo na frente da menina, causando revolta nas redes sociais.

Não é difícil um vendedor ser gentil com todos os clientes, até mesmo com os que param para ver as vitrines. Basta ele tomar pequenas atitudes como:
- Sorrir, mesmo que não esteja bem. Pois, as pessoas não têm culpa dos seus problemas particulares.
- Não ter preguiça de ir até o estoque para ver se o produto que o freguês pediu, realmente, não está lá.
- Mostrar para o cliente tudo o que, sinceramente, ele deseja ver.
- Ao atender vários fregueses ao mesmo tempo, não se esquecer de dar atenção a todos.
- Não brigar com colegas na frente de outras pessoas.
- Acompanhar o cliente até o operador de caixa e verificar se este funcionário não confundiu as sacolas com de outro freguês.
- Ficar antenado nos últimos lançamentos da moda.
- Conhecer os produtos que vende e como eles funcionam.
- Sempre averiguar o estoque.
- Não agir com preconceito.
- Caso algum freguês desabafar algo da vida particular, escutar sua história com atenção.


Assim, se você é vendedor fique ligado nas dicas acima e nunca desligue um Papai Noel eletrônico quando uma criança estiver dançando com ele. 

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