MONTENEGRO ERGUE MONUMENTO EM HOMENAGEM AO EX-LÍDER COMUNISTA TITO

FOTO/ REPRODUÇÃO GOOGLE
Uma homenagem feita ao ex-líder comunista iugoslavo Josip Broz Tito foi erguida nesta quarta-feira em Podgorica, capital de Montenegro.

Tito comandou a Iugoslávia comunista no fim da segunda guerra mundial. Morreu em 1980, foi criticado no exterior e pelo anticomunismo da Iugoslávia por ser considerado um ditador autoritário.

Hoje, Tito é visto como um governante benevolente, que tinha uma forma de governo inclusiva e pacífica, com etnias diversificadas. Depois da morte de Tito, a Iugoslávia e suas repúblicas caíram.

O monumento de Tito é chamado de Titogrado entre 1946 e 1992. Fica em um parque de um grupo de veteranos comunistas da Segunda Guerra.

O prefeito de Montenegro disse que o monumento foi instalado para homenagear os valores fundamentais de Montenegro. “Nosso país continua fiel às tradições antifascistas”.

A estátua foi feita pelo escultor Antun Augustincic. O Monumento mostra Tito em uniforme militar com um sobretudo nos ombros.

Na inauguração, milhares de militantes e admiradores de Tito com a antiga bandeira da Iugoslávia, com uma estrela vermelha e as cores do partido comunista, estiveram no evento.

Uma pesquisa feita em 2016 em Montenegro mostrou que 65% do montenegrinos acreditam que a dissolução da Iugoslávia nos anos 1990 foi um erro. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.