COMO PREPARAR SEU FILHO PARA A VOLTA ÀS AULAS E EVITAR A DEPRESSÃO PÓS-FÉRIAS

FOTO/ REPRODUÇÃO JORNAL BOA VISTA
Já passamos da metade do mês de janeiro e muitas escolas, no Brasil, voltam às aulas no começo de fevereiro. Portanto, já é hora de seu filho ir se adaptando às rotinas escolares para evitar problemas de saúde física e mental.

Já na última semana de janeiro, você deve acordar sua criança na hora habitual que ela se levantava para ir ao colégio. Neste mesmo período o pequeno deve se deitar cedo.

Geralmente os pais descuidam da alimentação dos filhos durante as férias. Por isto é comum que as crianças se entupam de fast food nestes dias de folga. Porém, uma semana antes do retorno às aulas, os pequenos devem voltar para uma alimentação balanceada e não podem pular refeições como muitos fazem nas férias.

Pelo menos, uma semana antes do retorno à escola, os pais precisam incentivar a parte intelectual dos seus filhos com brincadeiras que envolvam a inteligência. Por exemplos: músicas com a tabuada, jogos sobre os países do mundo e competições como: quem escreve a melhor redação aumenta um ponto.

Na volta às aulas, a família precisa ficar atenta à Depressão Pós-Férias que possui as seguintes características:
- Choro antes de ir à escola todos os dias.
- Sonolência em sala de aula.
- Agressividade contra colegas e professores.
- Dores de cabeça.

Se os sintomas persistirem por mais de quinze dias, os pais devem levar a criança a um profissional de saúde mental.


A família tem o dever de incentivar os estudos nas crianças e auxiliar os pequenos em qualquer problema com relação à aprendizagem.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.