Ads Top

TENDÊNCIA: AFROEMPREENDEDORISMO E ARTISTAS NEGROS INDEPENDENTES

afroempreendedorismo e artistas negros independentes
PretaPonto

No meado de 2018 recebi uma onda de empreendedores negros voltados para a própria comunidade, e claro, me encantei. Reunindo duas coisas que sou completamente apaixonado, a minha raça negra e o empreendedorismo, o Afroempreendedorismo surgiu com o interesse de levar a cultura do povo negro à outros patamares e dar protagonismo às pessoas negras que  decidiram criar o próprio negócio, mas valorizando as suas raízes e antepassados. E apesar de ser um caminho duro e complicado, principalmente no Brasil, onde a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado, tendo entre 15 e 29 anos, empreender se torna um desafio de muita coragem. 

Mas nada disso abalou aqueles que desejaram e conseguiram embarcar no mundo dos negócios, muito pelo contrário, estão querendo mudar o cenário que nos encontramos ao alcançar uma certa posição dentro do empreendimento e poder abrir as portas para outros jovens negros que buscam mudar de vida. Não duvido de que essa ação possa crescer muito neste ano de 2019, afinal, muitas pessoas estão dispostas a avançar com as suas ideias e dar origem à uma Startup, ou uma agência colaborativa, e simplesmente vender as suas habilidades. Uma porta para homens e mulheres negras que estando fora do protagonismo, podem ter a chance de mudarem as suas vidas através de uma nova ideia. Estando entre essas pessoas, consigo ter uma noção gigantesca das tendências que estão por vir. 

O Movimento Black Money está influenciando de maneira positiva todo este crescimento e valorização do que fazemos e de quem está fazendo. Como jovem negro que sou, me ver em campanhas e possuir produtos voltados as minhas qualidades, se tornou uma necessidade constante. Empreender também tornou-se um caminho viável dentro da minha criatividade pela carência que possuo em estar constantemente em movimento. 

“Eu não tive um caminho de flores. A população negra este ano completa 130 anos de liberdade institucional. Então o meu lugar de partida é muito diferente do empreendedor não-negro que vem de uma tradição familiar em que o negócio passa de pai para filho e a riqueza também. A gente não tem essa cultura. Empreendemos por uma questão de sobrevivência. O grande desafio é como mudar essa lógica do ‘preciso me virar." disse Adriana Barbora, criadora da Feira Preta, para o site da Reserva.

Artistas negros

Quando menor, o meu sonho foi me tornar advogado até os 10 anos acreditei cegamente que esse seria o meu futuro pleno, mesmo tendo outras vontades. Não demorou muito para me apaixonar pela arte e pela música, quis subir aos palcos e mostrar todo talento que tinha. Depois, conheci a escrita, quis fazer todos os tipos de artes possíveis. Escrever para a internet me deu essa visão mais ampla e consolidada, passei a escrever, editar imagens e dar origem à matérias bem personalizadas ao que estava desejando fazer - e isso fez os meus dias mais felizes. Hoje eu consigo ver uma quantidade maior de artistas, principalmente no mundo da música, semelhantes a mim, aos meus gostos e conceitos. 

Um dos que mais está recebendo uma atenção enorme e crescendo cada vez mais é o Baco Exu do Blues, que já estou viciado e ouvindo todos os dias. Mas o que mais vem me abrindo os olhos é a quantidade de artistas negros independentes, que não estão ligados á uma gravadora e mantendo seu trabalho diretamente, sem intermédio. É um desafio e tanto, quando passei a cuidar do meu blog visando empreendedorismo assumi o desafio de cuidar de todo trabalho. Desde o estudo, à estratégia e design. 

Recentemente conheci dois artistas que se enquadra nesse título, ao meu ver, é o Yollan, que recentemente lançou sua música 'Vamos Curtir' com participação de Murilo Zyess, integrante da cypher lgbt+, Quebrada Queer. Outro, que também encantou-me os olhos foi o Diih Cerqueira, que com uma grande potência de imposição chegou ao mundo da música com a sua primeira música, 'Lendária', que com um clipe lindo e que prende a atenção com muita facilidade.

Assista abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.