A IMPORTÂNCIA DE DANÇAR A MÚSICA DA PERSONAGEM FAVORITA NA IDADE ADULTA

FOTO/ REPRODUÇÃO CIRCO NATUREZA
Meu nome é Luciana do Rocio Mallon, autora do livro Lendas Curitibanas e focalizadora de danças de personagens.

Profissionais de saúde afirmam que é importante para uma criança dançar a música da sua personagem preferida porque isto traz benefícios como: desenvolvimento da coordenação motora, estimulação da criatividade e disciplina.

Porém, um detalhe que muitas pessoas desconhecem é que bailar a canção de personagens traz muitas vantagens aos adultos e idosos também, como:
- Liberação de dopamina, endorfina oxitocina.
- Diminuição da depressão e da ansiedade.
- Regeneração dos músculos.
- Socialização.
- Treinamento da memória.

No final dos anos 80, conheci uma idosa que tinha a casa inteira decorada com personagens do Mágico de Oz. Então, descobri que sua personagem favorita era Dorothy. Deste jeito passei a visitar a anciã. Durante as visitas, eu colocava o disco do filme e dançava com ela a canção chamada Over The Rainbow. Assim no dia do seu aniversário, eu e algumas vizinhas, fizemos uma festa surpresa e demos um vestido xadrez para ela. No meio do evento, coloquei o tema do filme na vitrola e bailei junto com a aniversariante. A idosa ficou emocionada e confessou: “Sempre sonhei em dançar a música da Dorothy em público! Mas nunca tive coragem! Este é o dia mais feliz da minha vida!”.

Toda mulher guarda na memória alguma personagem preferida, que não precisa ser necessariamente de desenho animado. Fiz uma pesquisa sobre o assunto e descobri que as personagens que marcaram as vidas de muitas senhoras foram:
- Scarlat Ohara do filme “E o Vento Levou”;
- Dançarinas do filme “Dirty Dance”;
- A Dama de Vermelho;
- Ciganas da novela “Explode Coração”;
- Cigana Carmem;
- Rapunzel;
- Cinderella;
- Branca de Neve;
- A Noviça Rebelde;
- Yasmim da novela de Corpo e Alma;
- A Bela Adormecida e
- Sereias em Geral.

Durante muitos anos tive a oportunidade de fazer aulas de Dança Cigana e de personagens de cinema. Estes estudos foram muito gratificantes porque hoje posso dar aulas sobre coreografias assim.

Hoje sou focalizadora de danças das personagens no Centro Cultural Gabriela Valentina, localizado na Rua XV de Novembro, 266. Nono Andar. Centro. Curitiba – Paraná.

Estas atividades são nas sextas-feiras à tarde. As aulas são de nível básico e servem para qualquer idade. O método usado é o interacionista porque tudo o que as alunas sabem é aproveitado. Os tópicos abordados são:
- Aquecimento;
- Exercícios de movimentos de coreografias das personagens escolhidas;
- Técnicas de improvisação;
- Treinos com acessórios como: leque, lenço grande, xale triangular, saia rodada e pandeiro;
- Técnicas de relaxamento.


Maiores informações podem ser obtidas pelo whatssap (041)99651-2567.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.