ABRIL ROXO: MÊS DE COMBATE À TUBERCULOSE

O outono chegou neste mês de março, deixando o tempo mais frio. Por isto, foi constatado que os casos de tuberculose aumentam logo em abril. Assim alguns profissionais de saúde e parentes de vítimas, desta doença, estão se reunindo para lançar a campanha chamada: Abril Roxo. Este movimento tem como objetivo conscientizar a população contra a enfermidade através de palestras e atividades que falem sobre o combate à tuberculose.

Infelizmente, a maioria da população ainda pensa que tuberculose é uma doença, que ficou no século dezenove, pois só atingia as donzelas românticas. Infelizmente, isto é um erro e esta doença ainda ronda o nosso país.

A tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo bacilo de Koch que ataca, principalmente, os pulmões. Mas pode atingir os outros órgãos, principalmente, se o paciente tiver o HIV.

A transmissão da tuberculose passa de criatura para criatura. Por isto a aglomeração de gente é a principal fonte de transmissão.

O principal sintoma desta enfermidade é a tosse seca. Portanto, se alguém começar a tossir, constantemente, durante três semanas, leve a pessoa ao médico.

Os outros sinais da doença são febre, suor, emagrecimento, fadiga, palidez, desmaios e tremores.


A melhor forma de prevenir a tuberculose é a vacina BCG ofertada pelo SUS, que deve ser dada aos bebês. Os ambientes precisam ser arejados e com as janelas abertas para que o Sol entre. As pessoas também devem: lavar as mãos; tapar a boca ao tossir ou espirar; evitar cigarro e usar agasalhos durante o tempo frio.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.