Ads Top

COMO SE DIVERTIR NA PÁSCOA DE 2019 COM CRIANÇAS SEM GASTAR MUITO

Domingo que vem há a comemoração da Páscoa, data em que as crianças ganham os tradicionais ovos de chocolate. Nesta época de crise, o conselho é sempre procurar os preços menores. Porém, a melhor ideia é comprar ovos de chocolates de artesãos que trabalham, em casa, como autônomos. Pois o preço deles costuma ser mais barato do que nos mercados. Sem falar, que você pode encomendar um ovo de Páscoa personalizado do jeito que seu filho deseja com estes artesãos, também. Por exemplo, uma amiga tinha a filha que sonhava em receber um ovo de Páscoa com o tema Frozen. Porém, ela pesquisou nos mercados e descobriu que este modelo custava mais de cinquenta reais nestas lojas. Assim ela procurou uma confeiteira autônoma, que fez um ovo com o tema pedido. Pois desenhou as personagens, dos sonhos da filha, na parte externa do doce, com fios de chocolates coloridos.

Outros detalhes interessantes para o domingo de Páscoa são as brincadeiras que podem ser realizadas com os pequenos. Um jogo inteligente é dizer toda a verdade sobre as simbologias do coelho e do ovo. Nesta época do ano, é sempre comum uma criança perguntar:

- Quais são as simbologias do coelho e dos ovos na Páscoa?

- Por que, na Páscoa, o coelho traz ovo se quem bota ovos são as aves?

Muitos pais e professores dão a informação pela metade, dizendo que o ovo e o coelho simbolizam a vida. Isto não está totalmente errado. Mas a verdade é que a origem, do coelho que bota ovos, vem de uma lenda da Idade Antiga.

Na Idade Antiga, na Europa, existia a deusa Ostera que simbolizava a fertilidade e a primavera. Um dia ela estava pintando quadros. Quando, de repente, uma passarinha apareceu:

- Ostera, por favor, poderia pintar meus ovos em troca do meu canto?

A jovem disse:

- Sim! Posso até transformar este tipo de pintura em um hábito na região. Inclusive, batizarei a arte de pintar ovos de pêssankas.

No dia seguinte, um caçador atirou pedras nesta passarinha deixando a pobre muito ferida. Naquele instante, Ostera estava passeando na floresta, viu sua amiga e perguntou:

- O que aconteceu?

Ela respondeu:

- Um homem atirou pedras em mim. Por favor, me salve! Pois estou morrendo!

A moça viu que uma coelha estava dando a luz. Logo disse:

- Não posso lhe devolver a vida neste seu corpo porque ele está muito ferido. Porém posso colocar a sua alma no corpo de uma coelha que está nascendo.

Após estas palavras, Ostera jogou luzes na passarinha e jogou sua alma numa pequena coelha, que se transformou em adulta, de repente, e começou a botar ovos coloridos feitos de doces. Assim a coelha falou:

- Dedico estes ovos diferentes a você, que me salvou. Gostaria que fizesse uma festa para apresentar estes ovos mágicos.

A jovem seguiu a sugestão e apresentou os ovos doces na Festa da Primavera. Assim o quitute virou tradição.

Com o passar dos anos, houve a mistura de muitas festas: Primavera de Ostera, Páscoa dos Hebreus e Ressurreição de Jesus. Por causa da lenda acima o coelho virou um dos símbolos da Páscoa e as pessoas recebem ovos de chocolate.

Além da “contação” deste causo, outras brincadeiras podem ser realizadas, no domingo de Páscoa, com crianças. Exemplos:

Encontre os Ovos:

Os pais podem esconder os ovos de chocolate dentro de casa, no jardim e no quintal. Depois devem pedir para os pequenos acharem os ovos. Estratégias como colocar algodão em objetos, para fingir que é pelo de coelho, e adesivos de patinhas aguçam a imaginação.

Oficina de Fantasias de Coelhos:

Os pais podem confeccionar fantasias de coelhos com seus filhos. Para isto são necessários materiais como: tiaras, cartolina, algodão e roupas brancas. Eles podem, juntos, cortar orelhas de papelão e colocar nas tiaras. Pais e filhos também podem fazer cestas de Páscoa com cartolinas ou caixas de sapatos antigas.

Seguindo os conselhos acima você terá uma Páscoa divertida e econômica com as crianças ao seu redor.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.