ads top

UM PAÍS DIVERSO E DESIGUAL

Tem momentos que estou escrevendo, e bem dentro da ficção, me sinto na obrigação de incrementar na história alguns traços de realidade, levantar debates e colocar o leitor na minha perspectiva, mesmo apresentando algo raso mas que sirva de convite para quem queira ouvir ou ler o que tenho a dizer. Eu tenho feito muito no lado do empreendedorismo para que pudesse ter conhecimento de outras estruturas que fundamentou o Brasil, mas também entender como o sistema age para colaborar com esses conceitos que vem deixando cada grupo social dentro de uma bolha que só uma minúscula parcela da população consegue entender e perceber o quão perigoso é essa divisão que possui tantas vertentes.

De um lado eu vejo mulheres sendo constantemente agredidas, pretas e pobres, sem condições algumas de sobreviver fora do lar abusivo. No outros, jovens e homens pretos sendo mortos por violência policial sem que possam descobrir o mundo para voar. Vejo LGBTQI+ sendo morto ou cometendo suicídio por ter sido expulso de casa e preferir à morte, que mais uma violência - as ruas. E também uma parcela dessa população colorida vivendo às margens da sociedade, trans e travestis no mundo da prostituição. Se fossemos fazer um recorte racial em todas essas vertentes de violência e preconceito, ficaria evidente o quanto a sociedade brasileira é racista e doente, com sede de poder embranquecido e heteronormativo. 

Eu poderia citar muitos casos atuais, afinal, há muito que retratar atualmente. Desde o cotidiano à presidência, o racismo tem se feito presente cada vez mais. Mas acredito no estágio de desenvolvimento de cada um, dentro da comunidade negra e a sua negritude. Havia dito anteriormente sobre a sua união dentro do mercado e como o cenário pode mudar através dessa nova perspectiva de empreendedorismo, musicalidade e diversidade cultural. O país foi formado em cima de muito sangue negro retinto pisado, votar à essa origem de desenvolvimento cultural e ancestral está sendo cada vez mais presente, dentro da minha visão. A revolução negra está acontecendo, mas dentro dos seus e da sua comunidade. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.