OPINIÃO

'CUIDADO COM A CUCA! QUE A CUCA TE PEGA!' EM HOLANDA E O MUNDO FANTÁSTICO

Sinopse: Holanda é uma garota inteligente e apaixonada por livros, mas que vive alguns dias difíceis da adolescência por não se sentir encaixada nos grupos da escola. Certa noite criaturas mágicas de um reino saem de um livro e requisitam sua ajuda para que use seus “poderes” de humana, e assim ajudá-los a recuperar o reino que foi tomado pela malvada Cuca, que usurpou o trono do Rei e tomou sua coroa. Agora, Holanda é a única esperança daqueles habitantes em retornarem a paz. Uma aventura fantástica emocionante com seres mágicos e magníficos onde Holanda terá a maior experiência e aprendizado de sua vida.
Autora: Beatriz Faria
Editora Skull

Tudo bem, talvez Holanda não estivesse tão certa assim quanto ao seu futuro. Mas não tinha problema, ainda restava muito tempo para que a menina pudesse se decidir.
Vamos entrar junto com a menina Holanda em seu mundo de fantasia. A garota sofre bullying na escola por, aparentemente, ser diferente de seus colegas de classe, o que também faz com que a menina tenha poucos amigos (ou nenhum), tirar ótimas notas também parece não lhe ajudar com os colegas. Seu refugio é seus livros e seus amigos os personagens dos enredos que lê.

O que ela não esperava era após ir à biblioteca para achar mais um livro encontrar um enredo que a transportasse para dentro do livro, literalmente.

Ela se lembrou das aulas de Literatura, quando a professora se sentava na frente da turma e lia uma história divertida. Holanda adorava ouvir e poderia ficar escutando por horas e horas suas leituras.
Os habitantes da Ilha saem da história para buscar Holanda, a menina possui poderes e o Rei precisa de sua ajuda. Cuca usurpou o reino e expulsou a todos os habitantes. “Espera ai, estamos falando mesmo da Cuca, Karol?”, o caro leitor deve estar se perguntando. E sim! Estamos falando da Cuca, a feiticeira com cara de jacaré.

Até os malvados possuem amigos
Holanda então embarca em uma aventura emocionante, ao lado dos seus amigos: Paco (o habitante verde e com os pés virados para trás), Dornélio (o lobo guará de gravata vermelha), (o menino de uma perna só, arrogante e cheio de si), e todos os habitantes da Ilha para derrotarem a Cuca e recuperar a coroa do Rei.

Para aqueles leitores que nos acompanham devo dizer que me surpreendi com o livro, foi muito mais do que eu poderia esperar. É a primeira vez que me deparo com a escrita da autora Beatriz Faria e devo dizer que gostei muito, porque a mesma utiliza tudo de maneira leve e fluida.

É uma regra muito clara para ser sincera: um livro nas mãos é um desperdício se não for lido.
Já o enredo até então não tinha visto nada igual mesmo. Para aqueles que ainda não leram saibam que irão se deparar com alguns personagens do Folclore Brasileiro, de uma forma divertida e feita para crianças e adultos. Não tem como não se encantar com o mundo de Holanda, com os habitantes da Ilha, até com Sá (o próprio Saci Pererê). Durante o enredo, quando Holanda já se encontra dentro do livro, nós vemos menções a outras histórias infantis, e claro, como a própria autora coloca possui uma mensagem bacana para todos.

E qual é, Karol?”, terá que ler para saber, caro leitor.

Eram muitas questões em jogo e, com um descuido, a menina tropeçou e caiu dentro do livro sem precisar pensar muito.

1 COMENTÁRIOS

  1. Eu nem to crendo nisso! Essa resenha é a coisa mais lindinha de todo o mundo! Morrendo de amores por todo seu carinho, Ka! Obrigada!!

    ResponderExcluir

My Instagram