CONHECENDO O FOLCLORE BRASILEIRO NA OBRA O TRATADO DOS PÉS DESCALÇOS DO AUTOR GUILHERME VIANA

FOTO/ REPRODUÇÃO KAROLINI BARBARA

O Tratado dos Pés Descalços é o primeiro livro da série Pindorama, de Guilherme Viana e publicado pela Skull Editora, e vai contar a história de André um menino brasileiro que sempre teve uma vida complicada. Aos doze anos André é tratado com desprezo pelos colegas de classe onde estuda ou com excesso de cuidado pelos mais velhos. Seu pai, Miguel, dá a maior força ao garoto provando a ele, e aconselhando, que o menino pode ser tão feliz quanto qualquer outro garoto da sua idade. Afinal de contas possuir apenas uma perna não faz ninguém pior por isso. 

Mas as coisas começam a mudar em um dia qualquer de aula, onde conhece a professora Monã. A mulher passa a dar aula sobre o folclore para André e os outros colegas de sua turma, fazendo a todos se encantar com a descoberta desses seres mágicos. 


André um dia é provocado novamente por seu colega de classe, Jorge, o menino caçoa de André por ter uma perna e ser negro, o que ambos não poderiam esperar é que naquele dia André fosse revidar as provocações de uma forma um tanto quanto inusitado. Sendo ambos repreendidos pela professora Monã. 

André então passa a desconfiar que há algo de errado consigo mesmo, afinal o que aconteceu entre ele e Jorge não fora uma ocasião normal. O que o menino de doze anos não poderia imaginar é que sua descoberta o levaria a um mundo mágico onde o Boitatá, Curupira, Sacis, Iaras e todo o folclore brasileiro é real e vive em um lugar chamado de Pindorama, não visível aos humanos – ou Karis

O menino então parte em uma aventura por toda Pindorama, descobrindo de onde é, e o mais importante: que é um Saci, fazendo parte de uma comunidade muito respeitada. Mas coisas estranhas estão acontecendo em Pindorama e André acaba envolvido em toda a confusão que está por vir nesse primeiro volume.


É a primeira vez que me deparo com a escrita do autor e devo dizer que não há defeitos. O enredo é infanto-juvenil, a história é gostosa de ler e somos levados a um novo mundo existente dentro do Brasil. 

Para aqueles que nunca ouviram falar do folclore preparem-se para se encantar com o enredo e todos os personagens. No primeiro livro da série Pindorama conheceremos os povos mágicos, em maior parte os Sacis, que é o povo ao qual André (personagem principal) pertence. 


O cenário é bem descritivo, fazendo o leitor viajar por toda a estória e conseguir imaginar o cenário quase como se estivesse lá mesmo, a leitura é fácil e leve de ser levada. André é um personagem cativante, o que torna muito gostoso de ver todo seu amadurecimento com o passar da estória. 

Pindorama é para todas as idades e vale a pena acompanhar e se encantar por esse novo mundo.

Compartilhe:

0 COMENTÁRIOS